Pular para o conteúdo principal

Ozempic x Lego: a improvável batalha entre as marcas dinamarquesas

Kit da Lego com personagens do videogame Mario Bros (Foto: Lego/Divulgação)

Os bloquinhos coloridos de montar que aterrorizam pais e mães que andam descalços em casa reinou, incontestavelmente e durante muitos anos, como a marca mais valiosa da Dinamarca.

Mas agora, com a ascensão da Novo Nordisk (N1VO34), puxada pelo medicamento para perda de peso que virou fenômeno mundial, a dianteira do Lego está ameaçada.

Durante nove anos, o primeiro lugar foi da fabricante de brinquedos. Os dados são levantados e organizados pela consultoria internacional Brand Finance, que avalia o valor de mercado de grandes companhias.

De acordo com os dados divulgados, o valor da marca Lego cresceu 3% no ano passado e chegou a cerca de US$ 8 bilhões. Contudo, a Novo Nordisk, embora esteja avaliada em cerca de US$ 5,1 bilhões, passou por um salto de 59%.

A procura massiva por semaglutida levou à escassez de fornecimento de Wegovy e Ozempic, ao mesmo tempo que aumentou dramaticamente o conhecimento da marca Novo Nordisk, segundo o relatório.

Agora, de acordo com David Haigh, CEO da Brand Finance, com um crescimento de vendas projetado de 19-24% para 2024, a farmacêutica deve expandir a produção e, ao mesmo tempo, posicionar estrategicamente a sua marca para se manter à frente dos concorrentes emergentes. “Se a Novo Nordisk gerir bem a sua marca e, ao mesmo tempo, conseguir honrar a demanda, poderá ultrapassar a Lego no ranking de 2025, bloqueando a fabricante de brinquedos de um reinado de uma década como a marca mais valiosa da Dinamarca.”

Modelo de Ferrari em peças de Lego: formato quer atrair consumidores adultos (Foto: Lego/Divulgação)

Mais valiosa da Europa

A Novo Nordisk tornou-se, no ano passado, a empresa mais valiosa da Europa em valor de mercado, impulsionada pelas fortes vendas dos seus medicamentos Ozempic e Wegovy. A empresa cresceu tanto que o seu sucesso tem um impacto mensurável na Dinamarca a nível macroeconômico, afetando as taxas de juro, a moeda e os níveis de emprego. Em 2023, a economia do país nórdico expandiu 1,9%, mas teria estagnado sem esse crescimento.

Mesmo assim, as duas empresas dinamarquesas ainda estão significativamente abaixo da Apple Inc, cuja avaliação de marca de US$ 3 trilhões a torna a mais valiosa do mundo, segundo a Brand Finance.

As armas da Lego

Muitas das companhias de “um produto só” enfrentam dificuldades para continuar atraindo o público. E com a dinamarquesa não foi diferente. Com mais de 70 anos hoje, a Lego chegou à beira da falência no começo dos anos 2000, mas conseguiu reverter o problema de fluxo de caixa e de logística e retomar o crescimento.

No ano passado, a empresa cresceu 2% enquanto o mercado de brinquedos caiu 7% no mundo e suas vendas ficaram um pouco atrás da soma entre Mattel e Hasbro – a segunda e terceira colocada.

Kit da Lego com personagens da franquia Star Wars (Foto: Lego/Divulgação)

Mas, enquanto as empresas de brinquedos sofrem com a queda da taxa de natalidade, que reduz seu mercado consumidor, a Lego mantém uma base fiel de clientes adultos, que ganham até um nome próprio – Afols, um acrônimo para Adult Fan of Lego (fã adulto da Lego, em tradução livre). Esses fãs formam a base de um mercado que topa pagar mais de US$ 800 em kits intrincados que contenham artigos vintage, como as naves e personagens de Star Wars.

A companhia, que permanece sob a tutela da família fundadora – e não tem planos de IPO – possui uma parceria com a empresa Merlin Entertainment para a manutenção dos parques temáticos Legoland.

(Com informações da Bloomberg)

The post Ozempic x Lego: a improvável batalha entre as marcas dinamarquesas appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/business/ozempic-x-lego-a-improvavel-batalha-entre-as-marcas-dinamarquesas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros