Pular para o conteúdo principal

Para Klopp, da The North Face, segredo para criar marca icônica é o vínculo emocional

Hap Klopp The North Face Expert XP 2024

“O que faz uma marca ser icônica é o vínculo emocional. Criar uma conexão real com o cliente é o que faz a marca se destacar”, disse Hap Klopp, que foi presidente da The North Face por duas décadas.

Em participação na Expert XP 2024, o executivo falou sobre os pilares da marca que estabeleceu o padrão de inovação e qualidade na indústria de atividades ao ar livre. 

Durante sua gestão, a companhia passou de uma operação interna com 14 pessoas para uma empresa com mais de mil colaboradores. “Nunca contratei ninguém que tivesse treinamento em negócios, todos eram brilhantes, mas não era a prioridade. Busquei pessoas com paixão por atividades ao ar livre e por mudar o mundo, pois isso não tem como ensinar”, afirmou.

“Depois treinamos essas pessoas no mundo dos negócios e pareceu funcionar, pois das 14 pessoas que começaram comigo, 11 passaram a dirigir outras empresas no exterior e três criaram seus próprios negócios”, completou.

Para Klopp, a diversidade também era parte da estratégia de crescimento. “Na época de fundação da companhia, as mulheres recebiam metade dos homens e não aceitamos isso, não fazia sentido. Sempre tivemos equidade e nunca deixamos de recrutar pensando em critério sexual ou de raça”. 

O executivo disse que houve uma época em que os funcionários falavam 14 idiomas ou dialetos diferentes na empresa. “Foram muitos esforços para contratar pessoas de diversos lugares e ganhar novas perspectivas”. 

Além disso, a The North Face foi uma das pioneiras a abordar a questão ambiental na produção, o que rendia críticas. “Patrocinamos expedições para o topo do Monte Everest e pagávamos mais para trazer garrafas de oxigênio para baixo, em vez de deixá-las no topo da montanha. Acredito que uma empresa que pode fazer o bem, deve fazer o bem”, lembrou Klopp, que contou que o mercado americano rotulou a empresa como um campo de ambientalistas e amantes de granola. 

“Riam de mim e diziam que não daria certo”

Enquanto a The North Face criava sua marca com base na conexão com os clientes que eram amantes da natureza, a estratégia comercial era ousada para a época. “Fomos omnicanal desde o primeiro dia. Riam de mim e diziam que não daria certo vender no atacado e nos  próprios canais de venda, mas tivemos sucesso”. O executivo contou ainda que criou um programa de vendas para os funcionários, que ganhavam porcentagem das vendas. “Fomos disruptivos e estimulamos o empreendedorismo”.

Para Klopp, um negócio disruptivo vai além do produto. Por isso, além de apostar em materiais de qualidade, a The North Face queria provar a qualidade de seus produtos. “Ninguém quer arriscar e comprar um equipamento que não funcione a centenas de metros de altitude. Por isso, firmamos esse compromisso e criamos uma garantia vitalícia em nossos produtos. Todos me chamaram de louco, mas o custo nunca passou de 1,5% das vendas e não há nenhuma campanha publicitária que daria o mesmo retorno”.

Ele lembra que episódios de consumidores que buscavam a garantia com produtos de outras marcas e eram atendidos. “Nossa ordem era trazer o cliente de volta e a gente fazia os reparos. Isso gerava confiança e fidelização. Trata-se de promover a melhor experiência”, afirmou. 

Como criar uma marca icônica hoje em dia

Para ele, criar uma marca relevante está mais fácil nos dias de hoje, mesmo com o excesso de ofertas, dados e informações chegando até nós. “É difícil se destacar, mas a essência permanece a mesma. É preciso identificar o seu DNA e contar às pessoas de forma persistente e consistente sobre ele  usando as novas ferramentas que estão por aí, como mídia social e inteligência artificial”, disse. 

De acordo com Klopp, a agilidade nas respostas e para fazer os testes ajuda a dar guinadas mais assertivas. “Antigamente os testes levavam meses, agora é possível verificar resultados em horas, dias. O que não podemos esquecer é de preservar a essência, afinal a simplicidade costuma funcionar. Isso inclui manter pessoas no centro do negócio e acreditar no capital humano”. 

Segundo ele, o segredo está em ponderar as decisões. “Crie o DNA, encontre boas pessoas para trabalhar, promova experiências positivas e vínculo com os clientes e apenas não bagunce tudo. Afinal, não se pode desperdiçar dinheiro porque a ideia final é obter lucro”, disse. Para Klopp, são empresas de sucesso que podem fazer o maior bem para sociedade, afinal elas têm margem para isso. 

A nova carreira de Klopp

Em 1988, Klopp vendeu a The North Face e fundou a HK Consulting. Mais recentemente, ele adquiriu e vendeu a empresa de rugby Canterbury e assessora empresas focadas em ESG no Chile e em Abu Dhabi. Ele é autor de dois livros sobre filosofia e gestão empresarial e gosta de aconselhar empresários. “Digo sempre para que  as pessoas acreditem que podem começar algo novo, pois a ousadia tem genialidade, poder e magia”. 

Além disso, ele aconselha o desenvolvimento de uma mentalidade em quatro passos. “O primeiro é ousar mais do que os outros, o segundo é esperar mais do que as outras pessoas esperam, depois é arriscar mais do que as outras pessoas pensam ser seguro e o quarto é sonhar mais do que outras pessoas acham possível. Tenha em mente que você vai vencer”, finalizou. 

The post Para Klopp, da The North Face, segredo para criar marca icônica é o vínculo emocional appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/business/para-klopp-da-the-north-face-segredo-para-criar-marca-iconica-e-o-vinculo-emocional/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros