Pular para o conteúdo principal

Cliente gasta a mais com energia por falta de conhecimento sobre o mercado livre

Muitos consumidores ainda estão fora do mercado livre de energia e deixam de economizar nos gastos com eletricidade por falta de conhecimento de como esse mercado funciona, afirma a CEO da comercializadora Indra Energia, Ingrid dos Santos.

No mercado livre de energia o consumidor pode contratar com uma comercializadora ou com a própria geradora a compra da energia. Com isso, esse cliente deixa de contratar obrigatoriamente a energia que é fornecida pela distribuidora local e pode escolher a fonte e as condições de contratação.

A partir de janeiro de 2024, essa opção ficou disponível a todos os consumidores da rede de alta e média tensão.

Como sua empresa pode aproveitar o mercado livre de energia

A executiva lembra que a economia ao migrar para o ambiente livre ocorre também pelos serviços customizados.

“O cliente está começando a se empoderar quando o assunto é energia”, diz.

Comercializadoras estão aprendendo a se comunicar

Segundo ela, esse aprendizado é uma via de mão dupla: enquanto os consumidores descobrem que podem escolher a energia contratada, as comercializadoras aprendem a se comunicar com esses novos clientes.

Leia mais:

“A gente tem que entender o linguajar deles. Falar, explicar de uma maneira mais simples. Porque normalmente é o contador, é o administrador, é o empreendedor”, afirma.

A Indra Energia atende sobretudo clientes de média tensão, com um consumo médio de cerca de 50 megawatt-hora (MWh), o que inclui padarias, vidraçarias e serralherias, por exemplo.

Descontos na conta de luz de até 35% para empresas e 20% para consumidores

Para chegar a novos clientes, a empresa tem mais de mil profissionais de vendas em diversas regiões do país. Além disso, desenvolveu um sistema que lê a fatura de energia de um potencial cliente e desenvolve uma proposta na mesma hora, a partir de inteligência artificial.

Na visão da CEO da Indra, um dos fatores importantes para que um consumidor escolha migrar para o mercado livre é sentir confiança no processo de venda.

“Muitos clientes ainda ficam perdidos. Ou acham que é bom demais para ser verdade”, diz.

Ingrid dos Santos, CEO da Indra Energia (Crédito: Divulgação)

Sistema precisa amadurecer

A executiva ressalta que ainda existem muitos processos que carecem de aperfeiçoamento, como a troca de informações entre as distribuidoras, as comercializadoras e os clientes durante a migração.

“É um sistema que precisa amadurecer”, defende.

Leia mais:

Ela lembra ainda que o período de migração pode levar 180 dias, um prazo longo.

Para Dos Santos, vai ser importante reduzir esse prazo quando o mercado livre for aberto a mais clientes.

O governo ainda discute as regras para a abertura do mercado livre aos consumidores de baixa tensão, incluindo os residenciais.

The post Cliente gasta a mais com energia por falta de conhecimento sobre o mercado livre appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/business/cliente-gasta-a-mais-com-energia-por-falta-de-conhecimento-sobre-o-mercado-livre/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros