Pular para o conteúdo principal

“Deserto de IPOs” mexe no bolso? Menos de 10% bateu o Ibovespa em 10 anos, diz estudo

ações bolsa gráfico índices mercado queda baixa

A seca brasileira de IPOs já dura mais de três anos, a maior da história, e nenhuma oferta é esperada no curto prazo. No entanto, apesar do bom sinal que as aberturas de capital passam sobre a saúde da economia e o mercado acionário, o desempenho das empresas que estrearam na Bolsa na última década não é nada animador. 

Um levantamento da Seneca Evercore mostra que apenas 9,5% das 84 ofertas primárias nos últimos dez anos têm rendimento acumulado maior do que o Ibovespa na mesma janela. 

O dado desconsidera as nove ações que foram listadas nesse período, mas que saíram da B3, como NotreDame Intermédica, que realizou fusão com a Hapvida (HAPV3), Banco Inter (INBR32), que migrou para a americana Nasdaq, e o Banco Modal, adquirido pela XP.

As únicas que superam o Ibovespa são Ambipar (AMBP3), que dispara 385% desde a estreia na Bolsa, Cury (CURY3), com 116% de valorização, Orizon (ORVR3; 105%), Plano & Plano (PLPL3; 52%). Wilson Sons (PORT3; 48%), Caixa Seguridade (CXSE3; 44,56%), Grupo GPS (GGPS3; 42,97%) e PetroRecôncavo (RECV3; 11,4%). 

Além destas, apenas outras sete empresas acumulam retorno positivo desde que estrearam na Bolsa brasileira. O restante (82,1%) opera em patamar abaixo do praticado no IPO.

Ajustando o preço do IPO pelo CDI acumulado no período, apenas Ambipar, Cury e Orizon têm retorno positivo. 

Os dois setores com mais aberturas de capital desde 2014 foram varejo (17) e tecnologia (14). Mas quantidade não quer dizer qualidade: todas as ações acumulam queda desde a estreia. 

Por outro lado, houve apenas cinco IPOs de companhias ligadas a commodities, mas o desempenho médio é de valorização de 57,2%. 

Veja as ações que superam o Ibovespa nos últimos dez anos, considerando o preço fixado no IPO:

Ação (ticker) Valorização (%)
Ambipar (AMBP3)* 385
Cury (CURY3)* 116
Orizon (ORVR3)* 105
Plano & Plano (PLPL3) 52
Wilson Sons (PORT3) 48
Caixa Seguridade (CXSE3) 44,56
Grupo GPS (GGPS3) 42,97
PetroRecôncavo (RECV3) 11,4
Fonte: Seneca Evercore
*Superam o CDI desde o IPO

A bolsa brasileira tem enfrentado uma seca significativa de IPOs nos últimos anos, refletindo um cenário desafiador para o mercado de capitais. Após um período de otimismo em 2021, quando foram registrados 42 IPOs, o número despencou para zero em 2022, 2023 e 2024. Antes disso, a atividade de ofertas públicas iniciais variou bastante, com 26 IPOs em 2020, mas apenas um em 2018 e 2019, e apenas um por ano entre 2014 e 2017.

O boom de 68 ofertas primárias entre 2020 e 2021 trouxe as últimas companhias listadas na Bolsa. O IPO mais recente na B3, da Vittia, (VITT3), aconteceu em setembro de 2021 e já completou três anos.

The post “Deserto de IPOs” mexe no bolso? Menos de 10% bateu o Ibovespa em 10 anos, diz estudo appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/mercados/deserto-de-ipos-mexe-no-bolso-menos-de-10-bateu-o-ibovespa-em-10-anos-diz-estudo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros