Pular para o conteúdo principal

Como o Mercado Livre de Energia está transformando as finanças das Forças Armadas

A abertura do mercado livre de energia está atraindo bases da Marinha, Exército e Aeronáutica. Com a possibilidade dos órgãos militares migrarem para o ambiente livre, as comercializadoras passaram a ficar atentas às licitações para contratação dos serviços.

O movimento faz parte de um contexto de abertura do mercado, que possibilitou, a partir de 2024, a migração de clientes com consumo inferior a 500 kilowatts (KW).

Como sua empresa pode aproveitar o mercado livre de energia

Em outubro, a Marinha do Brasil assinou contratos para a migração de 18 bases e organizações militares.

Instalações na Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo passaram a integrar o ambiente de contratação livre (ACL). A estimativa é que sejam economizados R$ 160 milhões até 2030.

A Matrix Energia foi a vencedora das licitações de sete das bases da Marinha.

A companhia também venceu recentemente uma concorrência para o fornecimento à Base Aérea de Taubaté, controlada pelo Exército.

Descontos na conta de luz de até 35% para empresas e 20% para consumidores

Recentemente, a Urca Trading arrematou uma das bases nas licitações da Marinha, mas já atuava no segmento. A empresa tem contratos com a Aeronáutica.

Leia mais: Como gigantes do setor de energia se adaptam à dinâmica do mercado livre

Redução nos gastos dos cofres públicos

O gerente comercial da Matrix Energia, Gilberto Rossi, vê a migração de órgãos públicos para o mercado livre como uma forma de diminuir custos aos cofres públicos.

“O caminho do setor público é esse. É entrar no mercado livre com segurança, bem assessorado, bem embasado. Vai reduzir gastos para nós, os contribuintes”, diz.

A Matrix afirma estar atenta a novas licitações. Os órgãos públicos de administração direta consomem 3% de toda a energia elétrica do Brasil, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). São cerca de 15 gigawatts/hora (GWh) por ano.

A economia para os cofres públicos com a migração pode passar de 30% nos custos com eletricidade.

Além de atender indústrias com consumo acima dos 20 megawatts (MW), a comercializadora atua ainda na intermediação para serviços públicos de esgoto, como a Sabesp.

O saneamento básico consome grandes montantes de energia, por conta dos sistemas de bombeamento e de tratamento da água.

“Uma cidade pequena de 20 mil habitantes gasta entre 2 MW e 3 MW. É um consumo bastante relevante. As pessoas acham que não consome muito, mas (uma cidade pequena) gasta mais que uma indústria. E é similar. Em uma indústria de refrigerante, é preciso bombear a água, tratar, juntar com xarope e depois envasar”, compara Rossi.

Já a Urca Trading tem contratos também com as prefeituras do Rio de Janeiro e de Porto Alegre.

Saiba também: Consumidor do mercado livre de energia poderá acompanhar preços em tempo real

Além das licitações de órgãos públicos as comercializadoras se preparam para uma possível abertura total, possibilitando a migração de consumidores residenciais.

Para o diretor comercial e de marketing da Urca Trading, Roni Wajnberg, o momento do mercado é de consolidação de grupos econômicos.

“A gente já está vendo um mercado com bastante movimentação com relação à consolidação, fusões, aquisições e que muito provavelmente vai acabar acontecendo.

Existe um paralelo muito parecido com o que aconteceu no mercado de telecomunicações. Ocorreu no começo dos anos 2000 e, com o tempo, as empresas acabaram se consolidando”, afirma.

The post Como o Mercado Livre de Energia está transformando as finanças das Forças Armadas appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/business/como-o-mercado-livre-de-energia-esta-transformando-as-financas-das-forcas-armadas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c...

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai...

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros...