A projeção de vendas para novembro, dezembro e janeiro aponta que o fim de ano será de um “crescimento pífio”, próximo a 0% no varejo restrito e perto de 0,3%, na média, no varejo ampliado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e a FIA Business School. O varejo restrito, que engloba os segmentos de supermercados, vestuário, móveis, artigos farmacêuticos, entre outros, tem projeção de vendas de -0,01% em novembro, comparado ao mês anterior; de -0,04% em dezembro e de 0% em janeiro. Já varejo ampliado deverá avançar 0,42% em novembro, comparado ao mês anterior. Dezembro deve ter recuo de -0,02%, e janeiro um novo avanço de 0,61%. Essa categoria ampliada engloba todos os segmentos de varejo, mais veículos e motos, partes e peças e material de construção. “Os próximos três meses vão ser de crescimento pífio, uma expansão lateral. O varejo caminha de lado. Há uma resiliência bastante moderada, muito ligada à questão do emprego e ...