Pular para o conteúdo principal

IPCA, CPI, ata do Fomc e início da temporada de balanços nos EUA: o que acompanhar na semana

A semana está mais curta no Brasil por conta do feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida, na quinta-feira (12). Nos Estados Unidos, o Columbus Day é celebrado já nesta segunda (9), mas as Bolsas em Wall Street abrirão normalmente. Já a parte de títulos americanos, que tanto tem mexido com os mercados nas últimas semanas, estará fechada.

Apesar das datas comemorativas, será uma semana de indicadores relevantes. Na agenda brasileira, o destaque fica com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao mês de setembro. O Itaú prevê uma aceleração da inflação – crescimento mensal de 0,35%. Em agosto, o índice havia avançado 0,23%.

Segundo o banco, o IPCA de setembro deverá ser pressionado por itens de preços administrados, em especial a gasolina, na esteira dos recentes ajustes feitas pela Petrobras (PETR3;PETR4).

“Vale notar que a taxa anual deverá crescer para 5,3%, de 4,6% em agosto, por causa da base de comparação, após a redução de impostos do ano passado”, afirma Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú. Em relação ao núcleo da inflação, Mesquita e sua equipe esperam alguma desaceleração.

O Bradesco, por sua vez, projeta uma alta de 0,32% no índice amplo em setembro, na comparação com agosto, puxada por combustíveis e passagens aéreas. Em doze meses, a inflação deverá acumular alta de 5,2%.

Inflação também é destaque na agenda dos EUA

Os mercados em todo o mundo seguem acompanhando os indicadores da economia americana em busca de pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve em relação à taxa de juros do país. Na quinta, dia 12 de outubro, ainda que seja feriado no Brasil e o mercado local esteja inoperante, os investidores vão conhecer o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA referente ao mês de setembro.

Seja um especialista em economia e investimentos
MBA com Paulo Guedes
Aprenda a analisar cenários e fundamentos macroeconômicos para tomar melhores decisões de investimentos.
GARANTIR MINHA VAGA

O consenso do mercado, compilado pela Refinitiv, aponta para um avanço de 0,3% no índice em relação a agosto. Em 12 meses, a inflação ao consumidor deve desacelerar para 3,6%. Para o núcleo do CPI, a expectativa é de alta de 0,3% na comparação mensal, levando o core anual para 4,1%.

Um dia antes, na quarta-feira (11), sai o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês). A média das projeções do mercado aponta para alta de 0,3% em relação a agosto e inflação de 12 meses em 1,6%.

Não menos importante, é a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto do Fed, realizada nos últimos dias 19 e 20 de setembro. Na ocasião, o BC americano pausou o ciclo de aperto monetário pela segunda vez no ano. A ata é outro destaque da quarta-feira.

Diversos dirigentes do Fed também devem fazer discursos ao longo da semana, que termina com o Índice de Percepção do Consumidor de Michigan e o início da temporada de balanços trimestrais dos bancos americanos, na sexta-feira (13). JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup serão os primeiros a reportar resultados.

Mercados na China reabrem após feriado

As Bolsas chinesas voltam a abrir após ficarem inoperantes durante os festejos da “Semana Dourada” e a agenda de indicadores do dragão asiático está carregada. Os destaques começam na quarta-feira (11), com o volume de empréstimos realizados em setembro.

Na quinta,  saem os dados de inflação de setembro: a do consumidor (CPI), que deve apresentar variação mensal positiva de 0,3%, segundo o consenso Refinitiv, e a do produtor (PPI) – a média das projeções do mercado prevê uma queda anual de 2,4%.

Por fim, na sexta-feira, vai ser divulgada a balança comercial chinesa de setembro. O consenso do mercado prevê superávit de US$ 70 bilhões, mas com uma queda anual de 6% nas importações e de 8,3% nas exportações.

(com agências internacionais)

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post IPCA, CPI, ata do Fomc e início da temporada de balanços nos EUA: o que acompanhar na semana appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/mercados/ipca-cpi-ata-do-fomc-e-inicio-da-temporada-de-balancos-nos-eua-o-que-acompanhar-na-semana/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c...

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai...

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros...