Pular para o conteúdo principal

‘Não é sobre o que comprar’, diz analista que deixou trabalho para viver de renda

Foto de stock de Moeda da árvore vidro frasco planta crescendo de moedas fora a poupança de dinheiro de jarra de vidro e o conceito de investimento financeiro

A liberdade para fazer o que realmente importa e ignorar situações – e até pessoas – não tão agradáveis estão entre os benefícios da independência financeira, de acordo com Ricardo Schweitzer, economista que abandonou o ambiente corporativo para viver do próprio patrimônio.

Ele falou sobre o tema na edição desta semana do Liga de FIIs, apresentado por Maria Fernanda Violatti, head de análise de fundos listados da XP, Thiago Otuki, economista do Clube FII, e Wellington Carvalho, jornalista do InfoMoney.

Com quase duas décadas de experiência no mercado financeiro e passagens por casas como Empiricus e Nord Research, Schweitzer decidiu, em 2021, dar uma pausa na carreira e viver dos rendimentos gerados pelo próprio patrimônio.

Naquela oportunidade, ele já havia alcançado a independência financeira e reflexões sobre o então ambiente que vivia motivaram a mudança de trajetória.

“Um colega relatou uma vez que só conseguia encontrar a filha acordada no final de semana, dado a correria que tinha nos demais dias”, relembra. “Hoje eu tenho um privilégio gigantesco e incalculável de estar perto do meu filho em um momento de vida que simplesmente não vai voltar mais”, reflete o economista, que se refere aos primeiros anos de vida do filho.

Leia também:

Para Schweitzer, o grande trunfo da independência financeira é exatamente a oportunidade de fazer as coisas que realmente importam e que, muitas vezes, passam despercebidas na correria do dia a dia.

“Não é sobre o carro ou casa que se pode comprar ou sobre a viagem que se pode fazer”, diz o economista que, apesar da condição, não tem uma vida de contemplação ou ociosidade.

Além de administrar o próprio patrimônio como investidor profissional, ele também atua como analista e consultor independente – outra opção dada pela liberdade financeira que alcançou.

“Dedico tempo e energia às atividades que fazem sentido para mim”, pontua. “Tenho a oportunidade de me dedicar mais às coisas que eu gosto e, principalmente, de me livrar de situações, pessoas e obrigações que me incomodavam”, ironiza.

Em entrevista ao Liga de FIIs, Ricardo Schweitzer detalhou ainda como alcançou a independência financeira, deu dicas para quem quer chegar lá e revelou o que tem atualmente no seu portfólio de investimentos.

O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h, no canal do InfoMoney no Youtube. Você também pode rever todas as edições passadas.

Leia também:

The post ‘Não é sobre o que comprar’, diz analista que deixou trabalho para viver de renda appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/onde-investir/nao-e-sobre-o-que-comprar-diz-analista-que-deixou-trabalho-para-viver-de-renda/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros