Pular para o conteúdo principal

Mesmo com juros altos, projeções para lucros de companhias seguram Ibovespa

GRáfico de bolsa

Os juros brasileiros seguem em patamares elevados, principalmente na ponta longa da curva dos DIs. No entanto, mesmo com altos e baixos, o Ibovespa vem sustentando seus patamares no ano, o que, para especialistas, se dá principalmente pelo fato de as projeções de lucros para as companhias estarem em um momento positivo.

A NTN-B para 2035, usada por parte do mercado como taxa de desconto, por exemplo, está pagando o IPCA mais uma taxa de cerca de 6,21%. Apesar de ter se afastado do pico recente, quando chegou a IPCA+ 6,40%, ela está longe dos patamares do começo do ano, quando, fora a variação do principal índice de preços brasileiro, rendia uma taxa de 5,40%.

Baixe uma lista de  10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Rendimento NTN-B. Fonte: Bloomberg

Apesar da forte alta dos juros, impulsionada pelo cenário nos Estados Unidos e por motivos internos, o Ibovespa acumula uma queda de pouco mais de 3% em 2024, operando próxima dos 128 mil pontos.

Fora isso, a despeito de os juros terem ido aos maiores patamares desde o começo de 2023, o principal índice da Bolsa brasileira não ficou nem perto de operar próximo aos níveis dessa época — algo entre 105 e 108 mil pontos.

Se a taxa de desconto está mais alta, o esperado, usualmente, seria que o Ibovespa sentisse mais. Mas isso não vem acontecendo porque, para especialistas, os ativos brasileiros entraram em um “momento de inflexão positiva” nos ganhos. 

“A taxa de desconto é um conceito fundamental em finanças e representa a taxa de juros utilizada para trazer um valor futuro a valor presente – porque só podemos comparar o dinheiro na mesma base de tempo, especialmente por questão de inflação que corrói o poder de compra”, explica Felipe Pontes, Diretor de Gestão de Patrimônio da Avantgarde Asset Management.

Lucros em momento positivo

Marcelo Audi, gestor da Cardinal Partners, em rede social, explicou que após dois anos “duríssimos de queda de lucro e revisões para baixo” (2022 e 2023), 2024 e 2025 vêm se mostrando como um período positivo dentro do ciclo dos lucros. O fato de as empresas estarem lucrando mais, e com previsões de mais altas para ao menos o próximo um ano e meio, está sendo um “suporte” para as performances dos ativos de risco.

Recentemente, bancos como o Santander e o Itaú BBA jogaram para cima suas projeções de lucros para o Ibovespa. Em parte, o melhor desempenho de companhias de commodities sustaram a revisão para 2024 e para 2025. O BBA, por exemplo, enxerga que as companhias devem ver um crescimento de 14% no ano fiscal de 2024.

“As projeções de lucro anteriores levavam em consideração um cenário mais conturbado. No começo deste ano, houve uma tendência de baixa nas revisões das estimativas de lucro por ação do Ibovespa para 2024. Agora, com um cenário externo se mostrando um pouco mais favorável, combinados com uma pequena melhora nas perspectivas de risco internas, muitas projeções de lucro foram revisadas”, comenta Leandro Ormond, analista da Aware Investments.

Nos Estados Unidos, a visão de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não conseguiria cortar juros foi perdendo força, principalmente para o fim do primeiro semestre. Isso afastou os temores de que seria necessário o chamado “hard landing”, uma desaceleração mais forte da economia norte-americana, para frear a inflação. Já na China, apesar de a economia ainda estar cambaleando, as expectativas pelos estímulos ajudam a sustentar certo otimismo. 

“Com a interrupção do ciclo de corte de juros, as projeções de lucro para as empresas cíclicas domésticas foram recentemente revisadas ligeiramente para baixo, uma vez que aumentou a despesa com juros das empresas e diminuiu marginalmente o potencial de aumento de receita”, explica Marcelo Nantes, gestor de renda variável do ASA.

No entanto, para ele, o cenário macro continua benigno no curto prazo, com o PIB brasileiro sendo revisado para cima, inflação sob controle e desemprego relativamente baixo. Nantes explica que, por agora, o mercado se divide em perspectivas boas no macro — e para o lucro das companhias — e o fiscal negativo.

The post Mesmo com juros altos, projeções para lucros de companhias seguram Ibovespa appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/mercados/mesmo-com-juros-altos-projecoes-para-lucros-de-companhias-seguram-ibovespa/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros