Pular para o conteúdo principal

Gulliver, do Forte Apache, não está brincando — e tenta suspender leilão de fábrica

Quem disse que a brincadeira acabou para a Gulliver? A fabricante de brinquedos, com sede em São Caetano do Sul, município da região metropolitana de São Paulo, está em recuperação judicial (RJ) desde 2017, mas afirma que nunca parou de produzir os itens que tornaram a empresa um ícone. Recentemente, relançou seus toy soldiers, os soldadinhos verdes em miniatura que atravessaram gerações. Figuras estáticas e monocromáticas de super-heróis, além do clássico Forte Apache, também se tornaram marcas inconfundíveis da fabricante, fundada no final dos anos 1960 por Mariano Lavin Ortiz, um espanhol que migrou de seu país de origem durante a ditadura franquista.

Leia mais:

Exército de brinquedo, batalha de verdade

O exército da Gulliver é de brinquedo, mas a empresa trava uma batalha real para manter sua estrutura produtiva, que atualmente emprega cerca de 50 funcionários. Por determinação da Justiça, seu principal parque fabril irá a leilão em outubro para quitar dívidas.

“Com vocações comercial e industrial, o imóvel composto por dois galpões será oferecido em leilão eletrônico com datas previstas para 9 e 23 de outubro”, anuncia a Taba Leilões, empresa responsável pelo certame. “A unidade deverá ser disputada por indústrias, hospitais, construtoras e investidores”, complementa, em nota.

Fábrica da Gulliver em São Caetano do Sul: leilão do imóvel está previsto para outubro (Crédito: Divulgação)

Não se depender da Gulliver. Kathia Lavin, gerente geral da empresa, disse ao InfoMoney que a fabricante de brinquedos tentará suspender o leilão. Segundo ela, a Gulliver chegou a um acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e conseguiu uma “redução significativa” de sua dívida tributária, utilizando créditos de prejuízos fiscais para abater o valor (não revelado), o que é permitido desde 2022.

Com a diminuição dessa dívida, a gerente explica que a venda de apenas uma parte do imóvel seria suficiente para honrar compromissos. “Vamos desmembrar o prédio, vender apenas uma parte, mas manter a fábrica”, afirma Lavin. “Já temos até um comprador em vista”, complementa.

Leia mais:

“Toy Soldiers”: soldados em miniatura atravessou gerações e foram relançados recentimente (Crédito: Reprodução)

Leilão de R$ 52 milhões

A fábrica da Gulliver, objeto do leilão marcado para outubro, possui 11.551 metros quadrados de área construída e 7.278 metros quadrados de área total. A empresa responsável pelo certame estima que o ativo seja arrematado por mais de R$ 52 milhões.

Não é a primeira vez que o imóvel vai a leilão. Em outro certame, realizado pela empresa Leilão Judicial Eletrônico, a fábrica chegou a ser arrematada, mas o comprador não pagou pelo valor combinado — e a Gulliver acabou ganhando tempo com isso.

Kathia explica que a dívida tributária é o principal entrave financeiro da empresa hoje. “Estamos cumprindo direitinho a recuperação dos credores”, afirma. O plano da recuperação judicial, segundo ela, prevê o pagamento aos credores em 24 parcelas semestrais, e sete foram pagas até agora.

“Cachorro morto”

“A Gulliver não é ‘um cachorro morto’. Pelo contrário, estamos reestruturando toda a parte da empresa para que ela volte a ter importância no mercado”, afirma Cristine Pricoli, gerente comercial e de marketing da empresa.

Segundo ela, a fabricante de brinquedos tem 110 produtos no portfólio, com mais lançamentos previstos para o final deste ano e início de 2025.

Os planos de curto prazo podem ser frustrados se o leilão da fábrica seguir adiante. A empresa responsável pelo certame diz que a produção da unidade seria desativada de três a seis meses após o imóvel ser arrematado. “Mas isso vai se reverter”, dispara Cristine, confiante de que o certame não irá para frente, apostando em uma reviravolta.

The post Gulliver, do Forte Apache, não está brincando — e tenta suspender leilão de fábrica appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/mercados/gulliver-do-forte-apache-nao-esta-brincando-e-tenta-suspender-leilao-de-fabrica/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros