Pular para o conteúdo principal

H&M dá sinais de estratégia para entrar no Brasil – e pode afetar varejista da B3

A rede varejista de moda sueca H&M deu mais detalhes nos últimos dias sobre a sua entrada no Brasil, com as primeiras lojas previstas para 2025.

A empresa deve chegar ao Brasil no segundo semestre do ano que vem, com as primeiras aberturas de lojas em setembro e outubro em São Paulo e no Rio de Janeiro, provavelmente em shopping centers frequentados pelas classes A, B e C, operados pela Allos (ALOS3), Iguatemi (IGTI11) e Multiplan (MULT3), três das maiores operadoras de shopping centers do Brasil.

A diretora financeira da H&M no Brasil, Maria Fernanda de Luca, afirmou que alguns contratos já foram assinados. Até 2028, a empresa planeja ter lojas em todos os estados brasileiros. Isso indica uma taxa de expansão de pelo menos 8 a 9 lojas por ano, dependendo dos resultados.

A rede vai operar com preços competitivos, distanciando-se da Zara, que tem um posicionamento mais premium no país, vender produtos fabricados localmente e não apenas produtos importados, enquanto a operação de omnichannel estará funcionando a todo vapor dentro de dois meses após a abertura das primeiras lojas, integrando as operações de lojas físicas e digitais, de acordo com eles.

A H&M opera na América do Sul há dez anos através do Chile, Peru e Uruguai, onde tem 51 lojas e 3,8 mil funcionários. O Brasil provavelmente se tornará o mercado sul-americano mais relevante para a empresa, com seu lançamento cuidadosamente estudado desde 2013/2014.

A H&M tem uma presença global, operando em 60 mercados online e em 77 com lojas físicas (4.338).

Na visão da XP, a chegada da H&M compõe o cenário mais competitivo do varejo no Brasil, com indicações de que possa se aproximar do posicionamento das Lojas Renner (LREN3) por aqui.

Os analistas da casa fizeram uma checagem de preços com base no e-commerce uruguaio da H&M como referência do posicionamento de preços da empresa e notam que seu posicionamento parece ser muito próximo ao da varejista brasileira, ainda que com um look feminino completo médio custando cerca de 20% menos que o da LREN3 naquele país.

Olhando para os últimos sinais de aumento de competitividade no varejo de moda, a XP destacou que não acreditava que a entrada de outros players como a Shein, por exemplo, fosse desestruturar o segmento, mas vê um cenário competitivo estruturalmente mais difícil, já que os players locais vêm melhorando suas operações enquanto os estrangeiros podem incomodar. Além da H&M chegando ao Brasil com posicionamento potencialmente próximo ao da Renner, a Zara vem tornando sua operação mais enxuta para melhorar sua competitividade.

A XP também reforça que, para as lojas físicas, a competição também mudou, pois os locais estão se concentrando em melhorar a produtividade de suas lojas, com a C&A (CEAB3) trabalhando para fechar a lacuna em relação à Renner, enquanto também estão se concentrando em desbloquear valor por meio de seus ativos.

Estratégia

O BTG Pactual ressalta ainda a estratégia da cadeia de suprimentos da H&M, baseada em velocidade, agilidade e prazos curtos, que tem sido um fator importante para seu sucesso, dando-lhe uma clara vantagem competitiva ao trocar as coleções regularmente. Contudo, também aponta que a categoria de fast-fashion tem se tornado cada vez mais saturada à medida que surgem marcas para atrair compradores em busca de roupas modernas e de baixo custo, sem mencionar o surgimento de marcas nativas digitais como a Shein.

Para o banco, a experiência dos players estrangeiros no varejo brasileiro nos últimos anos destaca um cenário difícil. Questões regulatórias, um sistema tributário complexo e gargalos na logística/cadeia de suprimentos fizeram com que players estrangeiros bem-sucedidos (por exemplo, Amazon e Walmart) tivessem dificuldades para ganhar força aqui. Mas, ultimamente, tem observado esforços mais relevantes de algumas empresas globais (principalmente Shopee e Shein).

“Assim, apesar dos desafios de estabelecer operações em um país novo (e difícil), os players estrangeiros têm gradualmente dado o próximo passo, e não descartamos a possibilidade de a H&M se tornar uma força crescente aqui”, avalia.

The post H&M dá sinais de estratégia para entrar no Brasil – e pode afetar varejista da B3 appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/mercados/hm-da-sinais-de-estrategia-para-entrar-no-brasil-e-pode-afetar-varejista-da-b3/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros