Pular para o conteúdo principal

Gestor aposta em FIDCs para atenuar efeito das grandes oscilações dos juros

Conteúdo XP

Com a taxas de spread cada vez menores na renda fixa, a Artesanal Investimentos se diz mais preparada para enfrentar a situação. “Isso tem muito a ver com a nossa decisão de focar nos fundo de investimentos em direitos creditórios (FIDC)”, diz Breno Rosemberg, CEO da casa.  

Especializada em operações estruturadas no mercado de crédito, a gestora tem hoje mais de R$ 12,7 bilhões em ativos sob sua gestão através de Fundo de Investimentos de Cotas (FIC), Fundo de Investimento Multimercado (FIM), além dos FIDCs.

Leia também:

“Quando a gente está atuando no mercado de pequenas e médias empresas e tendo a ponta de originação, ficamos muito menos suscetíveis ao achatamento de taxa”, afirma Rosemberg.

“Não é que a gente não esteja sendo impactado, também estamos vendo as taxas diminuindo, mas estou muito menos vulnerável do que aquele que está comprando título no mercado e sendo comprimido ali por volumes muito grandes de dinheiro”, complementa o gestor.

Variação dos juros

Rosemberg e Pedro Pavanelli, diretor de distribuição da Artesanal Investimentos, participaram do episódio 141 do programa Outliers, no canal XP, com apresentação de Clara Sodré, analista de fundo da XP, e Guilherme Anversa, Portfolio Manager da XP Advisory.

“O FIDC trabalha com carteira de crédito mais curta, olhando para os prazos médios das outras carteiras. Então, é possível ajustar muito bem o crédito que se está dando na ponta a diferentes cenários”, explica Pavanelli.

“A gente trabalhou de 2014 para cá com juros entre 2% e 14%. Imagina pegar um ativo de oito anos com juros a 2% e, dois anos depois, ele está 14%? Como se faz para adequar essa carteira”, questiona.

Adequação de cenários

Para o gestor, o FIDC se estabelece bem em diferentes cenários. “É um produto que permite um ambiente de Brasil, que é de muita incerteza no radar”, afirma Pavanelli.

“Quando o spread está apertado no crédito high grade, o investidor acaba muito olhando para o FIDC porque é chamado de crédito high yeld. Então, se vê muito gestor batendo na nossa porta porque nos tornamos originador de referência”, diz.

Pedro Pavanelli explica ainda que muito movimento de high grade acaba puxando os spreads para baixo. “O mercado de high yeld tem crescido bastante com esse achatamento de taxa do high grade. E do ponto da originação, tem um movimento estrutural do mercado por conta da desintermediação bancária”, destaca.

The post Gestor aposta em FIDCs para atenuar efeito das grandes oscilações dos juros appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/mercados/gestor-aposta-em-fidcs-para-atenuar-efeito-das-grandes-oscilacoes-dos-juros/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c...

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai...

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros...