O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que o Pentágono retome imediatamente os testes com armas nucleares, para “igualar” os programas da Rússia e da China.
O anúncio foi feito em uma postagem na rede Truth Social, na quarta-feira (29), na qual Trump afirmou ter instruído o “Departamento de Guerra” a iniciar os testes “em bases equivalentes” aos dos outros países.
Pouco depois da publicação, Trump iniciou uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, em uma tentativa de selar uma trégua na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, no primeiro encontro entre os dois líderes desde 2019.
A iniciativa de retomar testes nucleares, porém, ameaça reacender tensões geopolíticas e encerrar mais de três décadas de moratória sobre testes explosivos conduzidos pelos EUA, suspensos desde 1992.
A ordem de Trump foi uma resposta direta à recente demonstração de força da Rússia, que afirmou ter testado com sucesso o míssil de cruzeiro nuclear Burevestnik e o torpedo nuclear Poseidon. O Kremlin disse que as armas visam “garantir a segurança nacional”.
O presidente russo, Vladimir Putin, chegou a avisar Washington previamente sobre o teste. Ainda assim, Trump classificou o anúncio russo como “inadequado” e prometeu que os EUA não ficariam para trás.
Dados da Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN) indicam que a Rússia possui hoje o maior arsenal atômico do mundo, com mais de 5,500 ogivas, enquanto os EUA detêm cerca de 5,000.
Desde 1998, apenas a Coreia do Norte realizou testes nucleares com explosões reais. Washington e Moscou vinham se limitando a simulações computacionais e testes “subcríticos”, que não produzem explosões nucleares.
The post Trump ordena que EUA retomem testes nucleares para “igualar” Rússia e China appeared first on InfoMoney.
source https://www.infomoney.com.br/mundo/trump-ordena-que-eua-retomem-testes-nucleares-para-igualar-russia-e-china/
Comentários
Postar um comentário