A trajetória da PACCO começa muito antes de se tornar referência em garrafas térmicas e acessórios premium para bem-estar. A fundadora Bridilla Gobbi costurava bolsas à mão, em casa, usando uma máquina de costura que ganhou aos 15 anos.
“Eu fazia uma bolsa por mês. Quando recebi um pedido de 900 peças sem nem ter CNPJ, eu disse ‘sim’”, lembra. O episódio, provocado por um encontro casual com um profissional da TNG, virou um divisor de águas: “Eu liguei para a minha mãe e falei: ‘Fechei 900 bolsas.’ Ela respondeu: ‘Você está maluca.’ Mas eu disse que ia entregar.”
A entrega cumprida abriu um caminho de fornecimento corporativo e funcionou como semente do que se tornaria a PACCO. Em 2013, uma amiga pediu a Bridilla que transformasse uma bolsa tradicional em uma versão térmica. “Eu disse na hora: não vou fazer só pra você, vou fazer pra todo mundo e vai se chamar PACCO”, conta a fundadora da marca.
O nome homenageia o avô italiano, que sempre descia as escadas perguntando sobre os “pacotes” (pacco em italiano) que ela produzia. Nascia ali a primeira coleção de lancheiras térmicas, com forte influência do movimento de alimentação saudável que começava a ganhar força nas redes sociais da época.
Hoje, a operação da empressa é liderada por Victor Trapp, marido de Bridilla e CEO da companhia, enquanto ela segue no comando do marketing e da construção institucional da marca.
O casal empreendedor participou da série do Do Zero ao Topo que conta com o apoio da XP Empresas, e vai contar as trajetórias dos empreendedores que investiram na transformação do seu negócio.
A descoberta das garrafas
O grande salto veio em uma viagem aos Estados Unidos. Visitando lojas como Lululemon, Target e boutiques de lifestyle, Bridilla percebeu algo que ainda não existia no Brasil: o hábito de carregar garrafas reutilizáveis como acessório de estilo.
“Ninguém andava com garrafa na mão no Brasil há cinco anos. Eu vi aquilo e pensei: tem uma oportunidade gigante aqui”, conta.
Com apoio do cunhado, especialista em importação, a empresa trouxe os primeiros modelos ao Brasil e exibiu na feira Natural Tech. A aceitação foi imediata. Em 2019, durante outra viagem, o casal conheceu um serviço de customização instantânea de roupas. “Pensei na hora: imagina isso em garrafa?”, diz Victor. A empresa importou a tecnologia e iniciou a personalização em tempo real, tanto para consumidores quanto para empresas.
“As marcas chegavam perguntando: vocês conseguem colocar meu logo na garrafa?”, lembra. “Foi o início do nosso canal corporativo, que hoje representa uma fatia relevante do faturamento”, afirma o Bridilla.
Apesar do crescimento acelerado, a empresa enfrentava desafios estruturais. Foi quando Victor Trapp, marido de Bridilla e até então executivo de seguros, entrou para reorganizar processos, finanças e operações.
A reestruturação impulsionou a marca. “A PACCO cresceu 12 vezes e passou de 7 para 106 funcionários em três anos”, diz Trapp. Em 2024, Victor assumiu como CEO.
A aceleração inesperada na pandemia
Com a COVID-19, enquanto muitos negócios enfrentaram queda abrupta, a PACCO viveu o oposto. “Os bebedouros estavam lacrados. A pessoa podia até ficar sem comer, mas sem água ninguém aguenta. Então, a garrafinha virou meio que item obrigatório para quem precisava sair de casa”, explica Bridilla.
O hábito de carregar garrafa própria reforçado pela preocupação com saúde e higiene impulsionou o e-commerce da marca. “A pandemia acelerou em anos o comportamento que já defendíamos desde o começo: hidratação e autocuidado”, diz Victor.
Hoje, a PACCO soma cerca de 600 SKUs, divididos entre linhas permanentes, edições limitadas e licenciamentos. A marca também retoma sua linha de costuráveis como lancheiras e mochilas térmicas para reforçar o DNA original.
Além dos canais de e-commerce, atacado e corporativo, a empresa entrou em 2024 no varejo físico, com quiosques próprios e de parceiros. São cinco operações no Nordeste e seis novos pontos inaugurados em São Paulo.
“A PACCO não pode ser conhecida só pelas garrafas. Nosso portfólio é muito maior, e o varejo aproxima a marca do consumidor”, explica Victor.
Assista ao episódio completo no canal do YouTube do Do Zero ao Topo ou nos principais agregadores de podcasts.
Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e esta edição, que tem o apoio da XP Empresas, contará as trajetórias dos empreendedores que investiram na transformação do seu negócio.
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