A proliferação de um tipo de alga na Argentina teve um grande impacto em um negócio no Brasil. Esse desequilíbrio ecológico no país vizinho reduziu drasticamente o fornecimento de salmão: matéria-prima essencial para restaurantes japonese no Brasil, como o Grupo Rão.
“Acabou o salmão no mundo. E 80% do nosso cardápio dependia dele. Não tínhamos caixa. Foi um período muito duro. Mas aprendemos que, no Brasil, crise é recorrente e sobrevivência exige adaptação rápida”, afirma Guilherme Lemos, CEO do Grupo Rão, em entrevista ao programa Do Zero ao Topo, que conta as histórias de empreendedores brasileiros.
Guilherme é cofundador da empresa junto com seu irmão, Henrique, que idealizou o modelo de negócio e deu os primeiros passos. Na podcast ele conta a história da empresa e fala sobre o planejamento para os próximos anos da empresa que vai faturar mais de R$ 220 milhões em 2025.
Leia também: Casa de Bolos transforma tradição familiar em rede de R$700 mi e avança para Europa
App próprio
Para Guilherme o avanço dos marketplaces mudou completamente a equação financeira. A saída foi desenvolver tecnologia própria. “A taxa final chega a 15%, 16%. Em um setor de margem apertada, isso destrói o resultado.”
Depois de sucessivas tentativas, a empresa criou uma foodtech interna. “Hoje nosso app responde por 20% das vendas (cerca de R$ 50 milhões por ano) que não passam por marketplace. Cada linha do nosso aplicativo é feita por nós. Isso garante eficiência e previsibilidade.”
A expansão internacional começou em 2018, com unidades em Lisboa, Portugal. A operação portuguesa exigiu adaptação, com mais atendimento presencial e cardápio ajustado. “Portugal é menor, mas roda muito bem. Somos o sushi das estrelas lá”, brinca Guilherme. Com mais de 200 unidades, o grupo prevê encerrar 2025 com faturamento entre R$ 215 e R$ 220 milhões e superar R$ 300 milhões em 2026.
Para saber mais detalhes da história da empresa e como eles pretendem chegar ao IPO mirando meio bilhão de reais por ano, veja o episódio completo no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.
Leia mais: Como a PACCO cresceu 12 vezes e virou referência nacional em hidratação e bem-estar
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada semana, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
The post Como a ‘Crise do Salmão’ quase acabou com um negócio milionário appeared first on InfoMoney.
source https://www.infomoney.com.br/business/como-a-crise-do-salmao-quase-acabou-com-um-negocio-milionario/
Comentários
Postar um comentário